Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura decreta fechamento da Escola Ondina Barbosa

Rogério Mative

Em 25/01/2019 às 10:10

Construída na gestão do então governador Paulo Maluf, no início da década de 1980, a escola tem modelo de ocas interligadas por túneis

(Foto: Arquivo/Secom)

A partir deste ano, estão suspensas as atividades na Escola Municipal Ondina Quirino Barbosa, localizada no Jardim Monte Alto. Em decreto publicado nesta sexta-feira (25), o prefeito Nelson Bugalho (PTB) decidiu acatar estudo da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e transferir os 105 alunos para outra unidade.

No decreto, Bugalho cita a necessidade de compatibilizar a demanda entre as escolas da rede municipal de ensino por meio do georreferenciamento.

Para tal, baseou-se em estudos realizados por uma comissão de projeção da Seduc para otimizar recursos físicos, humanos e materiais.

A decisão é retroativa ao dia 20 de dezembro do ano passado e, segundo o prefeito, fundamentada em "proporcionar melhor estrutura física, recursos e condições de aprendizagem" os alunos.

Desta forma, os alunos matriculados na Ondina Barbosa serão transferidos para a Escola Vilma Gianotti Martinez, que fica na Rua Professor Noé Azevedo, 245, Parque Cedral. A unidade fica a cerca de 1,5 km do antigo espaço.

Reformada em 2012

Construída na gestão do então governador Paulo Maluf, no início da década de 1980, a escola tem modelo de ocas interligadas por túneis. Além dela, foi implantada a Escola Edson Lopes, na Vila Formosa, nos mesmos moldes.

Em 2012, o prédio foi reformado para atender às normas de acessibilidade. Na ocasião, foram gastos R$ 478.966,00 provenientes de recursos municipais.

A unidade recebe o nome da mãe da ex-vereadora e ex-secretária municipal de Educação nas gestões de Agripino de Oliveira Lima e Milton Carlos de Mello (Tupã), Ondina Barbosa Gerbasi.

Estudo

No fim do ano passado, a Seduc divulgou estudo com as mudanças na rede municipal, o que não agradou o Sindicato dos Servidores Municipais de Prudente (Sintrapp).

Além da Escola Ondina Barbosa, a unidade Edson Lopes, localizada na Vila Formosa, também deve ser desativada e os alunos transferidos para a Escola Aparecida Alves.

Segundo a secretaria, os prédios estão próximos, sem demanda de alunos no setor e com uma construção em modelo de oca inadequada ao trabalho com crianças.

Ainda estão previstas a troca de endereço da Escola Firmino de Almeida para a nova unidade construída no Parque Alexandrina devido a "capacidade de ampliação de atendimento do número de alunos", além do encerramento da Escola Sueli Rodrigues, Vila Maristela.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.