Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura espera por oferta 'automática' de mais ônibus a usuários

ROGÉRIO MATIVE

Em 29/05/2020 às 14:59

Lotações em ônibus são alvo de reclamações constantes de usuários do transporte em Prudente

(Foto: Arquivo/AI)

Com a flexibilização da quarentena e a reabertura parcial do comércio, o movimento de pessoas que dependem do transporte coletivo deve aumentar em Presidente Prudente. Com um serviço precário e alvo de reclamações e ações judiciais, o prefeito Nelson Bugalho (PSDB) espera por uma maior oferta de veículos e horários por parte da concessionária Prudente Urbano de forma "automática".

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (29), quando anunciou as regras para o funcionamento do comércio e de outros setores, Bugalho reconheceu que haverá aumento no fluxo de passageiros a partir da próxima semana.

"Com relação ao transporte coletivo, certamente haverá um aumento no fluxo de passageiros e, automaticamente, a necessidade de mais ônibus", disse, em tom amistoso sem demonstrar cobranças à concessionária.

Contudo, segundo ele, as regras seguirão as mesmas: nada de aglomeração ou pessoas de pé durante as viagens. "Seguem as regras anteriores, como não haver aglomeração de pessoas nos veículos. Certamente,  deve ocorrer a partir de segunda-feira [oferta de mais ônibus]", pontuou.

Transporte precário

Desde o início da quarentena, o transporte coletivo que já sofria reclamações da população teve sua eficiência questionada por vereadores, Ministério Público Estadual (MPE-SP) e Justiça.

Com um cenário de lotações nas poucas linhas que seguem operando na cidade, a Vara da Fazenda Pública chegou a condenar a empresa e Prefeitura em multa de R$ 100 mil por cada irregularidade flagrada.

Contudo, em seguida, a Prudente Urbano conquistou vitória em agravo movido no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Em decisão monocrática, o desembargador Borelli Thomaz extinguiu o processo sem analisar o mérito. Agora, a ação segue em tramitação para debate entre mais dois desembargadores, após provocação do MPE-SP.

No campo judicial, a empresa busca ainda frear um processo administrativo aberto pela Prefeitura em relação a possíveis irregularidades na prestação do serviço. A concessionária ainda quer a revisão contratual e mira aumento na tarifa alegando "graves prejuízos financeiros" e abandono do Poder Público, conforme revelou o Portal.

A Prudente Urbano pode, nos próximos dias, virar alvo de investigação da Câmara Municipal, que analisa a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A decisão dos vereadores deve ser tomada na próxima semana.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.