| Presidente Prudente/SP

Prefeitura lança central telefônica para sanar dúvidas sobre coronavírus

Da Redação

Em 24/03/2020 às 10:07

Após o atendimento telefônico, os encaminhamentos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão estabelecidos por meio do Plano de Contingência Municipal

(Foto: Marcelo Casal Jr/ EBC)

Teve início, nesta terça-feira (24), o funcionamento do 'Telessaúde' em Presidente Prudente. O serviço ficará à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para sanar dúvidas sobre o coronavírus, o Covid-19.

Segundo a Prefeitura, a intenção é que com o serviço, que funcionará todos os dias sempre das 8h às 20h, haja melhora no gerenciamento clínico e na prestação de serviços de saúde, inclusive no acesso, qualidade, eficiência e relação custo-benefício.

“A telemedicina pode ajudar comunidades, porque supera as barreiras de distância e tempo entre os profissionais e os pacientes”, pontua a Secretaria Municipal de Saúde, acrescentando que a ideia com o Telessaúde é orientar os pacientes, através dos sinais e sintomas relatados, se há a necessidade de ir à unidade de saúde ou qual serviço deverá ser procurado.

Como vai funcionar?

No momento do atendimento telefônico, a equipe deverá preencher uma planilha com informações dos usuários para obtenção de material de utilidade epidemiológica, bem como para análises dos resultados do projeto.

Durante todo período de funcionamento do Telessaúde, os responsáveis pela iniciativa realizarão atualização das informações conforme demanda epidemiológica e científica.



Após o atendimento telefônico, os encaminhamentos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Prontos Atendimentos (PAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) serão estabelecidos por meio do Plano de Contingência Municipal, projetado pela Secretaria de Saúde.

Ao todo, serão quatro linhas telefônicas e sala com computadores com acesso a internet. O atendimento será conduzido por docentes das faculdades de Medicina e Enfermagem, discentes de pós-graduação dos programas de residência médica e multiprofissional, além de alunos do último ano de ambas as graduações.



Anote os telefones

O novo serviço poderá ser acionado pelo telefone: 3229-1290. O contato pode ser estabelecido ainda via whatsapp no: (18) 99639-2713.

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