Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projeto promove oficinas e contação de história sobre alimentação

Da Redação

Em 09/10/2019 às 13:10

Projeto do Sesc Thermas busca estimular escolhas saudáveis

(Foto: Cedida/AI)

Em outubro, o Sesc Thermas de Presidente Prudente convida o público para experimentar o universo da comida e todas suas interfaces associadas à saúde e à cultura. Por meio de vivências gratuitas, o projeto "Experimenta! Comida, Saúde e Cultura" busca estimular escolhas saudáveis a partir dessa sexta-feira (11).

Refletir sobre os hábitos de alimentação, questionar a relação do indivíduo com a comida, incentivar escolhas saudáveis e fomentar a agricultura familiar. Estes são os pilares do festival que chega a terceira edição e acontece ao longo deste mês.

Na sexta (11), o público conhece diferentes alimentos, temperos e utensílios de cozinha com o ‘Jogo Culinário’. Às 16h, a equipe da Assessoria Plenitude e Saúde marca presença no quiosque para mostrar que existe diversão e prazer na possibilidade de criar – e de que maneira criar – sabores.



Com a evolução da indústria e as transformações da sociedade, a comida foi perdendo suas formas clássicas. Agora, muitas vezes, o combustível do ser humano está ou embalado em pacotes padronizados ou disfarçado em coletâneas de nutrientes.

Levando em consideração o impacto desses hábitos para as crianças, o jogo cooperativo ‘O Que Comem Os Super-Heróis’, que acontece sábado (12), às 10h, convida os participantes a se transformarem em heróis, conscientizando sobre a redução do consumo de alimentos ultraprocessados na infância.

Cupuaçu, pequi, jambu, cambuci, grumixama. Tudo isso em um cardápio de restaurante pode remeter a pratos exóticos. Esses alimentos, no entanto, podem ser utilizados de diversas maneiras, no dia a dia. No domingo (13), a oficina ‘Lanches Populares em Versão Vegana’ traz versões veganas – sem utilização de produtos de origem animal – de lanches de rua, como cachorro quente e pastel. Das 11h às 12h30, o encontro é no quiosque.

Os matriculados no Esporte Criança também participam da programação na quinta (24). Com ‘Tarde de Encontro na Feira’, uma roda de leitura dinâmica é montada e as crianças são caracterizadas de acordo com os personagens do livro 'Encontro na Feira'. Em seguida, preparam receitas inspiradas na história.

A proposta da Equipe Caju para uma atividade que ocorre na sexta (25) é ensinar os participantes a aproveitarem integralmente determinados alimentos, o que, além de promover hábitos alimentares mais saudáveis, contribui para a redução da produção de lixo e impacta positivamente no orçamento familiar. A oficina ‘Aproveitamento Integral de Alimentos’ tem início às 16h, no Quiosque.

Releitura do livro infantil ‘A Colher da Princesa’, o público ainda participa da contação de histórias ‘Memórias Afetivas e Culinária: Encontros e Conexões’ no sábado (26), a partir das 10h. O encontro, no Quiosque, aborda o papel da culinária na construção de elos afetivos entre as gerações.

Todas as atividades que integram a programação desta edição do Experimenta! precisam de inscrições, que são gratuitas e podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Thermas.

Programação

Oficina – Jogo Culinário
Dia 11, sexta, das 16h às 17h30. Grátis.
No Quiosque.

Oficina – O Que Comem Os Super-Heróis
Dia 12, sábado, das 10h às 11h30. Grátis.
No Quiosque.

Oficina – Lanches Populares em Versão Vegana
Dia 13, domingo, das 11h às 12h30. Grátis.
No Quiosque.

Oficina – Tarde de Encontro na Feira
Dia 24, quinta, das 14h às 16h. Grátis.
No Quiosque.

Oficina – Aproveitamento Integral de Alimentos
Dia 25, sexta, das 16h às 17h30. Grátis.
No Quiosque.

Contação de história – Memórias Afetivas e Culinária: Encontros e Conexões
Dia 26, sábado, das 10h às 12h. Grátis.
No Quiosque.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.