Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente registra média de 15 novos casos de Aids por mês

Da Redação

Em 08/06/2019 às 12:01

Em Prudente, Programa DST/Aids intensifica realização de testes rápidos em universidades

(Foto: João Paulo Barbosa/Unoeste)

Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta para a falta de progresso na redução da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e recomendou o uso de camisinha para impedir essa disseminação. Um relatório revelou que a cada dia são registrados no mundo mais de 1 milhão de casos.

Segundo a especialista em infecções sexualmente transmissíveis da OMS, Teodora Wi, há a preocupação de que o uso do preservativo possa estar diminuindo, já que as pessoas perderam o medo de contrair o HIV com o surgimento de tratamentos antivirais mais eficazes.

Aumento em Prudente

Em Presidente Prudente, o coodenador do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, Jefferson Antonio Saviolo, aponta o aumento de casos de Aids.

Segundo ele, são entre dez e 15 novos casos de paciente com o vírus da Aids por mês. "As notificações de sífilis crescem de maneira galopante, mais que as com o vírus da Aids, o HIV –  síndrome da imunodeficiência adquirida", pontua.

"Atendemos atualmente 1 mil pacientes com HIV, mas fornecemos medicamento antirretroviral para 1.250, por conta dos convênios fora na rede SUS [Sistema Único de Saúde]. É um número alto”, comenta ao explicar ser uma parte dos casos em Presidente Prudente, já que os números consolidados são da Vigilância Epidemiológica.

Preocupante

A psicológica do serviço municipal de saúde, Gláucia Tavares Brito ,diz que o aumento das duas doenças é preocupante. "Com predominância do público jovem que, além da vida sexual ativa, faz confusão entre proteção e confiança. Isso leva à prática sexual sem preservativo, ignorando que o parceiro pode ter feito sexo com outra pessoa", fala.

O diagnóstico precoce favorece o tratamento em ambos os casos, sendo que a sífilis tem cura. "Mas, o vírus da Aids não é eliminado completamente do organismo e permanece atacando o sistema imunológico, impedindo a defesa contra agressões externas, como bactérias, parasitas e outros vírus e contra células cancerígenas", explica.

Serviço

Em Presidente Prudente, o Ambulatório do Programa DST/Aids fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2357. O telefone para mais informações é: (18) 3221-1366.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.