Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente soma 3,4 mil notificações de suspeitas de dengue

Da Redação

Em 15/05/2019 às 18:12

Pelo histórico epidemiológico de Prudente, os casos positivos devem começar a estagnar a partir do próximo mês, acredita a VEM

(Foto: Arquivo)

Levantamentos da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) alertavam: Presidente Prudente corria risco de epidemia de dengue. Em apenas cinco meses de 2019, a previsão foi confirmada.

Atualmente, já são 858 casos da doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti na cidade, e que podem subir diante das 3.419 notificações de pessoas suspeitas de terem contraído o vírus.

Nesta quarta-feira (15), a VEM confirmou mais 154 novos casos de dengue. Do total, 16 são importados, ou seja, vindos de outros municípios, enquanto que os demais são autóctones, contraídos na cidade.

Pelo histórico epidemiológico de Prudente, os casos positivos devem começar a estagnar a partir do próximo mês, projeta a supervisora da VEM, Elaine Bertacco. "Entretanto, cada vez mais o Aedes Aegypti fica resistente e se adapta ao clima do município", pontua.

Dessa forma, ela orienta que a população não pode descuidar dos quintais mesmo que o clima comece a esfriar.

“Os casos vão continuar, a fêmea não para de produzir os ovos. O que acontece é que o período de nascimento do mosquito fica mais longo. Os cuidados precisam ser os mesmos. Precisamos que o munícipe seja o agente do seu quintal, ou seja, eliminar o criadouro, não deixar o mosquito nascer”, diz.

Nebulização

Alvo de reclamação por parte da população por ser realizado na hora do almoço, o serviço de nebulização costal é defendido pela supervisora.

Ela explica que a ação é realizada no período da manhã e segue até por volta das 13h30 pelo fato de ser promovido manualmente pelos agentes da VEM.

“Não temos como agendar o serviço com o morador, pois é realizado de acordo com o caso positivo confirmado, o que está dinâmico e espalhado pela cidade, ou seja, cada dia os agentes podem estar em um bairro diferente. Estamos em meio a uma epidemia e estamos tratando de saúde pública, infelizmente temos que realizar o serviço neste horário. Precisamos da colaboração maciça e da compreensão da população para que a nebulização atinja êxito”, finaliza.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.