Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente soma cinco casos de síndrome respiratória

Rogério Mative

Em 16/07/2019 às 14:20

SRAG é caracterizada por sintomas gripais, tais como febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta

(Foto: Arquivo/EBC)

Neste ano, Presidente Prudente já registra cinco casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre eles, uma morte foi confirmada até o momento.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), outros dois óbitos aguardam resultados, além de um caso que também segue como suspeito.

"Esses dois não têm só a síndrome respiratória aguda grave, pois até a gente saber se é [o vírus] H1N1 ou H3N2, falamos como síndrome. Esses têm outros diagnósticos ainda, como o rapaz de 22 anos que morreu no fim de semana. O jovem tem notificação para dengue, hantavírus e a síndrome respiratória", explica a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, ao Portal.

Segundo ela, mais de 20 casos tiveram resultado negativo para o vírus. "Até agora, casos confirmados são um óbito e quatro positivos de SRAG", diz.

O que é SRAG?

A SRAG é caracterizada por sintomas gripais, tais como febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um destes sintomas: cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) ou artralgia (dor nas juntas) – em pacientes com até 6 meses de idade.

Já em pacientes com idade superir a 6 meses consideramos febre de início súbito, mesmo que referida, e sintomas respiratórios. Na SRAG, esses sintomas gripais são associados a sinais de gravidade, que levam o paciente à internação.

Entre os sinais de gravidade, os médicos devem levar em consideração dispneia (falta de ar); choque; desconforto respiratório; insuficiência respiratória, entre outros.

As suas principais causas são as infecções virais, embora, ocasionalmente, possa ser causada por outros microorganismos. Estes casos são de notificação obrigatória e o agravo é monitorado constantemente.

Cuidados

Alguns cuidados básicos que as pessoas devem incluir em sua rotina para evitar contágios respiratórios, principalmente nessa época do ano:

    Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
    Lavar as mãos várias vezes ao dia;
    Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, caso não tenha lenço, proteja com o antebraço evitado as mãos que são importantes veículos de contaminação;
    Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe e resfriado;
    Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
    Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
    Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
    Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
    Manter os ambientes bem ventilados;
    Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
    Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.