Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente tem alerta para chegada de forte onda de calor

Rogério Mative

Em 11/09/2019 às 08:45

São nove dias sem chuvas na capital do Oeste Paulista. Temperatura deve beirar os 40ºC

(Foto: Rogério Mative)

Uma forte onda de calor deve atingir a região de Presidente Prudente nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12). O alerta foi emitido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que faz recomendações devido à baixa umidade do ar e as altas temperaturas. Os termômetros devem bater 39°C na capital do Oeste Paulista.

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno sentindo em pleno inverno cobrirá todo o Estado de São Paulo e deve durar dois dias. Desta forma, enviou recomendação para os municípios recomendando a suspensão de exercícios ao ar livre entre 11h e 17 horas. As aulas podem ser suspensas caso houver risco para os alunos.

As pessoas devem ficar em locais protegidos do sol e evitar sair sem proteção solar. Caso contrário, podem sofrer hipertermia - o que pode comprometer, ou mesmo de colapsar, o metabolismo. O calor excessivo, em alguns casos, pode levar à morte.

Além de Presidente Prudente, as regiões do Estado que devem sofrer com as temperaturas mais altas são as de Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília e Barretos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que os termômetros devem marcar até cinco graus acima da média.

Às 8h, os radares do Ipmet/Unesp de Prudente já registravam 27.1ºC, com umidade relativa em 41%.

São nove dias sem chuvas na capital do Oeste Paulista.

Umidade baixa

Nos últimos dias, a Defesa Civil emite diversos alertas sobre a baixa umidade relativa do ar na região de Prudente, que permanece abaixo dos 20%. O nível é catalogado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como 'estado de alerta'.

A recomendação é para o uso de soro fisiológico nos olhos e narinas - o mesmo pode ser feito com os animais de estimação - e a umidificação dos ambientes - em casa e no trabalho.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.