Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente volta receber Congresso Brasileiro ABQM após 19 anos

Da Redação

Em 23/04/2019 às 16:08

São disputados Breakaway Roping, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço em Dupla, Laço Cabeça e Laço Pé

(Foto: Fabio Cabrera/ABQM)

Após 19 anos, o Congresso Brasileiro ABQM está de volta a Presidente Prudente. A 29ª edição do evento, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), começou nesta terça-feira (23) e segue até domingo (28), no Rancho Quarto de Milha.

Competidores de todo o país entram em pista para disputas no Breakaway Roping, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço em Dupla, Laço Cabeça e Laço Pé.

Foram realizadas 2.200 inscrições para as modalidades. “O total de inscrições nessas modalidades superou o número de inscritos em 2018, quando o evento recebeu 2.115 conjuntos nessas provas. Destaque para o Laço Pé, que registrou crescimento de 25% no número de inscritos, seguido pelo Laço Cabeça que aumentou as participações em 19%”, afirmou Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.

Foto: Jean Vasconcelos/ABQM


Para garantir a integridade dos 630 cavalos e cerca de 500 bovinos participantes das provas, atuam 10 juízes de prova, 14 estagiários de Medicina Veterinária e Zootecnia, além de médico veterinário de plantão 24h, com atendimento clínico gratuito.

Todos os cavalos são identificados por microchip e é conferida a documentação sanitária de cada um quando chegam ao evento. Nas provas, os juízes inspecionam individualmente os cavalos para assegurar a integridade física e segurança desses animais. Orlando Silva Filho, médico veterinário e coordenador técnico do Stud Book da ABQM, ressalta que os cuidados se estendem aos bovinos durante todo o período do evento.

“Os garrotes participantes das modalidades de Laço, no Congresso da ABQM, são equipados com protetor de chifres, o que os garante conforto e proteção. Há ainda diversos cuidados no manejo dos bovinos, que recebem suplementação alimentar específica, de acordo com a idade, além de água e feno. Ações como essas conferem aos bovinos uma melhor ambiência e conforto nas provas”, afirma Orlando.

Lei obriga bem-estar animal

Em Presidente Prudente, a Lei nº 9.799/2018, de 11 de outubro de 2018, dispõe sobre a regularização de eventos esportivos e recreativos, envolvendo equinos e bovinos. De acordo com a medida, as provas devem atender exigências que assegurem o bem-estar dos animais participantes.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.