Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudentinos com até 59 anos devem conferir imunização contra sarampo

Da Redação

Em 08/08/2019 às 22:15

Primeira dose deve ser dada com um ano de idade e a segunda aos 15 meses

(Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Diante dos casos de sarampo confirmados no Estado de São Paulo, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente orienta os moradores de até 59 anos, ou seja, nascidos a partir de 1960, a conferirem a carteira de vacinação.

Desta forma, os prudentinos que estão nesta faixa de idade devem procurar por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e verificar se a vacina contra o sarampo está em dia.

A primeira dose deve ser dada com um ano de idade e a segunda aos 15 meses, isto é, com um ano e três meses de idade, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Quem tem até 29 anos, a recomendação são duas doses. A partir dos 30, o morador deve tomar somente uma. Considerando que em São Paulo e em outros municípios do Estado há casos catalogados, e que as pessoas se deslocam facilmente para outras cidades [haja vista que é uma doença de fácil contágio], é importante que os munícipes procurem uma unidade de saúde”, pontua Marília Wittica, enfermeira da VEM.

Ela diz que não trata-se de uma campanha para receber a dose, mas uma atualização da imunização contra o sarampo. "Ou seja, só será feita a vacina se na caderneta de vacinação não constar a mesma", diz.

"Tem muita gente que sequer tem carteira de vacinação, nesse caso o ideal é ir à unidade para receber a dose. É importante se prevenir contra a doença", explica.

Por fim, a enfermeira ressalta que entre os sinais e sintomas da doença constam: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, vermelhidão no corpo, entre outros. “É uma doença extremamente contagiosa. É curável, mas, assim como qualquer outra, pode evoluir para um quadro clínico grave e levar à morte”, conclui.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.