Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sabesp é condenada por doença bucal causada após flúor em excesso

Da Redação

Em 06/07/2020 às 09:26

Distribuição de água com quantidades de flúor muito acima do limite máximo permitido causou danos bucais

(Foto: Estevão Salomão)

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) manteve, por votação unânime, decisão que condenou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a indenizar um cliente da estatal que apresentou doença dental decorrente do excesso de flúor presente na água fornecida. O valor do reparo foi fixado em R$ 8,5 mil.

O autor da ação foi um dos afetados pela distribuição de água com quantidades de flúor muito acima do limite máximo permitido, o que teria causado aos moradores da região de Pilar do Sul uma doença bucal denominada fluorose, que causa má formação dos dentes e aparecimento de manchas brancas ou escuras.

Em uma ação civil pública, a estatal e o município foram condenados ao fornecimento de tratamento médico-odontológico àqueles acometidos pela doença bucal, bem como ao pagamento de compensação pelos danos estéticos sofridos.

De acordo com o desembargador do TJ-SP, Eduardo Gouvêa, o dano estético foi comprovado e os prejuízos sofridos em razão das sequelas são evidentes. "Sendo indiscutível a obrigatoriedade na reparação do dano causado, objetivando o restabelecimento do respeito à dignidade da pessoa humana”, diz o relator do recurso.

“Na espécie, as lesões de fluorose dentária tendem a afetar a autoestima de seus portadores, ainda mais em se tratando de pessoas jovens, o que poderia até interferir na formação da personalidade”, finaliza.

Completaram o julgamento os desembargadores Luiz Sergio Fernandes de Souza e Moacir Peres.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.