Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Saúde deve implantar Farmácia Central até julho

Rogério Mative

Em 02/05/2011 às 12:35


A Secretaria Municipal de Saúde estuda implantar ainda no primeiro semestre a Farmácia Central, com horário diferenciado de atendimento em Presidente Prudente. De acordo com a diretora de saúde, Adriana Gomes Vitório Santos, a intenção é oferecer atendimento ininterrupto das 7h a meia-noite, todos os dias.

Para o vereador Clóvis Lima (PR), autor de requerimento para ampliação da distribuição de medicamentos, o horário de atendimento precisa ser maior.

A unidade dever ser implantada na área central da cidade. “A intenção é instalar em local central da cidade para que possamos atender principalmente àqueles pacientes que não podem ir até as UBSS e ESFs em seus horários de funcionamento, de forma que todos, sem nenhuma exceção, tenham direito aos itens medicamentosos dos quais precisam”, adianta Adriana.

De acordo com a diretora, o novo espaço deverá fornecer os cerca de 200 itens medicamentos já disponibilizados nas farmácias das UBSs. “Hoje, com exceção das farmácias das unidades do Conjunto Habitacional Ana Jacinta e Guanabara, que funcionam das 7h às 19h, inclusive aos finais de semana, a grande maioria das farmácias funcionam das 7h às 17h. A pretensão é atender os dependentes de medicamentos que muitas vezes não conseguem ir até as UBSs porque trabalham neste horário”, afirma.

"O local, assim como todas as farmácias da rede municipal, não vai oferecer os medicamentos de alto custo fornecidos pelo Estado. Estes só são retirados na Farmácia de Alto Custo que funciona no Ambulatório Médico de Especialidade (AME). Definindo o local, vamos fazer as adequações necessárias para que tão logo a nova farmácia possa entrar em funcionamento, ainda neste semestre”, revela.

Em abril, o vereador Clóvis Lima apresentou requerimento pedindo a criação da Farmácia Popular Municipal em Prudente. Lima defendia a ideia de disponibilizar os medicamentos em farmácias particulares, ou aumentar o horário de funcionamento nas UBSs. Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Cordeiro, negou o pedido justificando ser inviável.

Sobre a Farmácia Central, Lima aprova o projeto, porém, pedirá o funcionamento 24 horas. "O secretário tinha adiantando isso para mim. A ideia atende em parte as reivindicações dos usuários de UBSs. Atende uns 70% do meu pedido. A população reclama muito que não tem opção após as 18h", alega Lima, em entrevista ao Portal.

"O ideal é que funcione 24 horas. Vou conversar com o secretário para que possa ser assim. Vou pedir também para que seja instalada no Palácio da Saúde, onde ficaria bem próximo da área central. Acredito que é preciso montar uma unidade em algum Pronto Atendimento", sugestiona. (Colaborou assessoria de imprensa)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.