Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Seduc faz pesquisa sobre retorno das aulas; comitê debate assunto na 2ª

ROGÉRIO MATIVE

Em 25/09/2020 às 10:38

Modelos de protocolos de segurança para a retomada das aulas serão analisados por comitê

(Foto: Arquivo)

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) iniciou uma pesquisa com servidores e pais de alunos sobre o possível retorno das aulas ainda este ano, em Presidente Prudente. O assunto será discutido em reunião agendada para a próxima segunda-feira (28). Em nota pública, o Conselho Municipal de Educação (Comed) "encoraja" a Prefeitura a retomar o ensino presencial a partir do início do ano letivo de 2021.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sônia Pelegrini, vários modelos de protocolos de segurança para a retomada das aulas serão analisados durante o encontro. Contudo, ela frisa que ainda não tem previsão sobre a volta dos alunos.

"Atualmente, estamos realizando uma pesquisa com servidores e pais para saber o que eles dirão sobre o possível retorno às aulas. Teremos uma reunião com o comitê [implantado para analisar o assunto] e já adiantamos o questionário para que os membros tenham dados para decidir sobre o assunto", explica.

Segundo ela, a decisão pela volta ou não das aulas será em conjunto envolvendo os conselhos municipais de Educação e de Saúde. "Vamos ouvir todos os conselhos para decidirmos juntos", crava.

"Temos vários modelos de protocolos, que apresentaremos na reunião para análise. Eles servirão para que possamos montar o nosso", conclui.

O que diz o Comed

Em nota pública aprovada no último dia 15, o Comed diz que a decisão sobre a retomada das aulas deverá ser feita respeitando os "pareceres da comunidade escolar e das autoridades de saúde.

Apesar de destacar que a relação entre professor e aluno no processo de aprendizagem é "insubstituível", o conselho não cita sobre o atual ano eletivo com aulas presenciais. Porém, pede que o "Poder Público não gere processos interruptivos e suspensivos do ensino remoto enquanto perdurar o período de calamidade pública".

Para o Comed, o processo de recuperação educacional, configurando o retorno presencial de forma gradativa proposto pelo Governo do Estado, pode ser "melhor planejado e aplicado" no próximo ano letivo.

"O Comed encoraja a Administração Pública a levar em consideração exemplos de municípios do Estado de São Paulo que já decretaram retorno presencial a partir do ano de 2021", diz o texto, ao citar Bauru, Araçatuba, Birigui, Sorocaba, entre outros municípios paulistas.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.