Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Seduc muda discurso e afirma ser 'impossível' lista de espera zerada

Da Redação

Em 21/02/2020 às 13:38

Secretaria Municipal de Educação deu início ao levantamento do número de vagas remanescentes

(Foto: Arquivo/Secom)

Recentemente, a Prefeitura de Presidente Prudente afirmou ter zerado a fila de espera por vagas em creches ao divulgar a criação de 1.851 vagas para alunos no ensino municipal atendendo pedidos de pais ou responsáveis que manifestaram interesse até o dia 10 de outubro do ano passado. Contudo, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) revela que é "impossível uma lista de espera permanentemente zerada".

Ao julgar as contas municipais de 2017, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) detalhou insuficiência de vagas em creches para atendimento de crianças de 0 a 3 anos. A demanda estaria em 1.200 vagas.

O novo discurso da Seduc tem como argumento o nascimento de aproximadamente 350 crianças por mês na cidade. O mesmo dado foi utilizado pelo vereador Enio Perrone (PSD) na última segunda-feira (17) ao criticar o desejo do prefeito Nelson Bugalho em vender o prédio da Escola Edson Lopes, na Vila Formosa.

Em sua gestão, Bugalho fechou três escolas. Entre elas, a unidade Firmino de Almeida, localizada no Parque Alexandrina. O prédio foi inaugurado em 2008, ou seja, 12 anos de uso. Agora, deve abrir polo da Fundação Inova Prudente e grupo de escoteiros.

Vagas remanescentes

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação deu início ao levantamento do número de vagas remanescentes, que serão distribuídas aos alunos cujas solicitações de matrícula foram realizadas após o dia 10 de outubro.

"Desde o início da semana, está disponível no site do Governo de Presidente Prudente a lista de solicitações de vaga registradas a partir de 11 de outubro. Isso ocorre porque, de acordo com o cartório de registro civil, nascem no município aproximadamente 350 crianças por mês, o que torna impossível uma lista de espera permanentemente zerada", argumenta a Seduc.

Desta forma, após a chamada de 100% dos alunos inscritos até outubro, a Seduc já dispõe de nova lista de espera. "Que será contemplada com estas vagas remanescentes, de acordo com critérios pré-estabelecidos".

"É importante ressaltar que o período de inscrições até 10/10 é necessário para que haja a organização das escolas para o ano seguinte, incluindo a análise dos espaços, atribuição de classes aos professores, entre outras providências", pontua.

A Seduc também informa que já está atendendo aos pedidos de transferências, de acordo com o número de vagas disponíveis. As unidades escolares iniciaram os contatos telefônicos com as famílias beneficiadas para dar andamento ao processo.

Tanto as transferências quanto as solicitações de vagas devem ser realizadas diretamente nas escolas municipais.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.