Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sem 'ok' do Estado, Prudente segue vacinação padrão contra sarampo

Da Redação

Em 22/08/2019 às 17:15

VEM avisa que segue o calendário de rotina, ou seja, a primeira dose aos bebês com 12 meses e a segunda aos bebês com 15 meses

(Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Uma determinação do Ministério da Saúde tem causado confusão em postos de vacinação de Presidente Prudente. Desta forma, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou uma nota, nesta quinta-feira (22), esclarecendo sobre o procedimento de imunização contra o sarampo.

Para todo o país, o Ministério da Saúde determinou que crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo. A vacinação é preventiva e deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

Contudo, sem ser notificada e nem receber doses extras, a VEM avisa que segue o calendário de rotina, ou seja, a primeira dose aos bebês com 12 meses e a segunda aos bebês com 15 meses. A exceção se dá apenas para aqueles que irão viajar para cidades com registro de casos.

Segundo o órgão, a dose é administrada apenas conforme os protocolos do Ministério da Saúde e do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.

No caso das pessoas com até 29 anos de idade, a recomendação é de duas doses. Já as pessoas a partir dos 30 anos e até os 59 anos de idade (nascidos a partir 1960), a recomendação é de apenas uma dose.

Desta forma, a VEM afirma que ainda não recebeu nenhum parecer da Secretaria Estadual de Saúde sobre a vacinação preventiva contra o sarampo divulgada pelo Governo Federal.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.