Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Servidores podem sofrer desconto maior na contribuição previdenciária

Bugalho apresenta proposta que altera alíquota de 12% para 14%

ROGÉRIO MATIVE

Em 09/03/2020 às 13:22

De acordo com a proposta, o município tem até 3 de julho para o cumprimento das determinações impostas pela legislação federal

(Foto: Arquivo/Secom)

Diferentemente do Estado, que terá variação na porcentagem da alíquota de contribuição previdenciária, os servidores municipais de Presidente Prudente poderão sofrer um desconto único - válido para todas as referências salariais. Nesta segunda-feira (9), será lido o projeto de lei protocolado pelo prefeito Nelson Bugalho (PSDB) que altera de 12% para 14% o desconto na folha de pagamento.

O projeto de lei complementar modifica o artigo 122 da lei de 2001, que criou o Sistema de Previdência Municipal (Prudenprev). Desta forma, a alíquota de contribuição para a aposentadoria passa para 14%.

Segundo a Prefeitura, o projeto é necessário para que o sistema municipal se adeque às normas das reformas das previdências federal e estadual. "A fim de esclarecer, um dos grupos de servidores, que compõe o grupo financeiro da autarquia, é deficitário, necessitando de aportes mensais do ente financeiro, como é sabido", cita o prefeito.

De acordo com a proposta, o município tem até 3 de julho para o cumprimento das determinações impostas pela legislação federal. "Assim, respeitando o prazo nonagesimal previsto na Constituição Federal para a cobrança dos tributos, há que se publicar nesse período o ato normativo regulamentando tal alíquota já no mês de março", pontua Bugalho, em sua justificativa.

Como ficou no Estado

Na última sexta-feira (6), entrou em vigor o projeto de lei complementar referente às novas regras para aposentadoria e pensão por morte dos servidores públicos estaduais, além de uma Proposta de Emenda Constitucional para adequar a previdência do Estado à reforma federal.

Entre as principais mudanças nas regras da previdência paulista estão as alterações na alíquota de contribuição previdenciária, que antes era de 11% dos vencimentos dos servidores e agora passa a ser progressiva, com variação de 11% a 16%, a depender do salário do contribuinte.

Na Assembleia Legislativa (Alesp), a proposta recebeu 58 votos favoráveis, 30 contrários e uma abstenção.

Dos deputados prudentinos, Mauro Bragato (PSDB) votou favorável ao projeto do governador João Doria - do mesmo partido -, enquanto que Ed Thomas (PSB) foi contra.

Convoca servidores

Mostrando insatisfação com o projeto apresentado por Bugalho, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Presidente Prudente e Região (Sintrapp) convoca os servidores para acompanharem a sessão ordinária da Câmara Municipal, que tem início às 20h.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.