Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas promove ações de inclusão; oficina de Libras tem inscrição gratuita

Da Redação

Em 02/12/2019 às 14:00

Projeto ‘Semana Modos de Acessar’ conta com programação voltada a atividades formativas, culturais e esportivas

(Foto: Rogério Mative/Sesc Thermas)

Com o objetivo de estimular o protagonismo das pessoas com deficiência em atividades artísticas, esportivas e formativas, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza, de 3 a 8 de dezembro, a Semana Modos de Acessar, que conta, na unidade prudentina, com oficina de introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras), dentre outras atividades gratuitas abertas ao público.

Seja em universidades, bancos, escolas, indústrias e até mesmo no comércio, as pessoas com deficiência estão trabalhando, estudando, criando e compartilhando suas visões de mundo em coletividade, com direitos e deveres resguardados por lei.

De acordo com a revisão do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, cerca de 12 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, adquirida antes do nascimento ou ao longo da vida, totalizando um percentual de 6,7% da população.

Como parte da sociedade, elas são cidadãs e, como tais, precisam de cidades e espaços acessíveis, bem como serviços e ações que as contemplem, sem preconceito ou discriminação.

Nesta perspectiva, a acessibilidade é uma ferramenta transversal, pois constrói, além de rampas e elevadores, outros modos de acessar, a partir da ideia de que as pessoas movimentam-se, falam, interagem, expressam-se e vivem diferentemente.

Programação

De 3 a 6, terça a sexta, o público participa da oficina de ‘Introdução à Língua Brasileira de Sinais que, através de gestos, substitui a língua oral entre as pessoas que possuem deficiência auditiva.

Com turmas às 11h e 18h, no quiosque, a prática conta com inscrições gratuitas no local, sob faixa etária de 18 anos, e é conduzida pelos educadores da Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente (ASSPP).

Na quarta-feira (4), o workshop ‘Goalball’ apresenta a educadores conceitos teóricos e práticos do goalball, modalidade paralímpica criada para pessoas com deficiência visual cujo objetivo principal é a disputa pelo maior número de gols marcados, utilizando somente as mãos.

A partir das 14h, no Ginásio Municipal de Esportes de Presidente Prudente, a Federação Paulista de Desporto para Cegos comanda a oficina, que também conta com inscrições gratuitas, dessa vez, no portal sescsp.org.br/prudente, sob classificação de 18 anos.

Um solo de dança contemporânea que exacerba no corpo a solidão, o fracasso, a tristeza e a desesperança frente às atrocidades da vida. Esse é o enredo do espetáculo ‘O Canto dos Malditos’, que Marcos Abranches & Cia traz para a área de convivência na sexta-feira (6), às 20h.

A sessão, que tem como inspiração o livro homônimo escrito por Austregésilo Carrano Bueno (1957-2008), transporta para a cena, em desabafo, conflitos e questões do homem na contemporaneidade, a inconsistência e a precariedade das suas próprias relações.

Fim de semana

No sábado e domingo, dias 7 e 8, o Grupo êBA! mistura brincadeiras e músicas em língua portuguesa e língua brasileira de sinais com a vivência ‘Cacuriando - Línguas Brincantes’.

Foto: Anderson Santos

O momento, que acontece no quintal, estimula a troca e a interação dos participantes com a cultura da infância e a cultura surda, pilares que sustentam a ação do grupo no objetivo de desenvolver técnicas de narração que unam o público surdo e o ouvinte num mesmo universo lúdico e interativo.

Formado por Amanda Lioli, pedagoga e intérprete de Libras, Brunna Talita, contadora de histórias e educadora, e Li Albano, psicóloga social e percussionista, além de artistas surdas e ouvintes convidadas, o êBA! conduz a vivência às 15h, sábado, e às 16h, domingo.

A Semana Modos de Acessar chega ao fim com o ‘Festival de Tênis de Mesa’ no domingo (8). Medalhista dos jogos Parapan-Americanos de 2007 e 2013, o mesatenista Luis Henrique Medina, o Kaique, conta um pouco sobre sua trajetória de vida e na carreira esportiva no bate-papo aberto ao público que precede a atividade.

Depois, bate uma bola com o público presente no torneio aberto para frequentadores e interessados na modalidade. Para participar do festival, que acontece às 9h, na área de convivência, é necessário se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail [email protected].

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.