Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Taxistas de PP devem realizar verificação de taxímetro a partir desta segunda

Da Redação

Em 11/05/2019 às 14:31

Mudança de tarifa no município também será aferida pelo Ipem-SP. A ação é obrigatória a todas as categorias de táxi

(Foto: Arquivo)

Os taxistas de Presidente Prudente deverão passar pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), a ação acontece de segunda-feira (13) até sexta-feira (17), das 8h às 11h, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 4.580, Jardim Bongiovani.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm 10 dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site: www.ipem.sp.gov.br e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

- Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade;

- Certificado de registro e licenciamento do veículo (categoria aluguel);

- Certificado de verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2018;

- GRU quitada;

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (18) 3223-3011 ou (18) 3222-9275; ou pessoalmente na sede da regional do Ipem-SP em Presidente Prudente, localizada na Avenida Coronel José Marcondes, 1.632, Centro.

Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2020”.

Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta "verificado até 2019", pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio do telefone 0800 013 05 22, ou por e-mail: [email protected].

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.