Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Tomar vacina contra gripe é fundamental, diz pneumologista

Unimed Prudente

Em 12/04/2021 às 11:44

Pneumologista lembra ainda que as vacinas da Influenza e da Covid-19 não podem ser tomadas juntas

(Foto: Unimed Prudente)

O outono já chegou e o inverno se aproxima. Com estas estações, aumentam os casos de doenças respiratórias causadas por vírus, como a gripe Influenza. Febre, tosse, dores no corpo, garganta inflamada, são alguns dos sintomas mais conhecidos e que podem ser confundidos com os gerados pela Covid-19. Porém, quando o paciente já está imunizado pela vacina da gripe Influenza, o diagnóstico se torna mais assertivo. 

A orientação é do pneumologista da Unimed Presidente Prudente, Paulo Roberto Mazaro. Segundo ele, é importante para o médico que o paciente o ajude a diferenciar os sintomas entre as duas doenças, pois “o tratamento ocorrerá de forma mais adequada e eficaz”. “Por isso, tomar a vacina da gripe Influenza é fundamental, principalmente neste momento em que vivemos”, destaca.

O pneumologista lembra ainda que as vacinas da Influenza e da Covid-19 não podem ser tomadas juntas. É preciso que ocorra um intervalo de, pelo menos, 15 dias entre as duas imunizações: “Este tipo de cuidado evita efeitos colaterais”. 

“Vale reforçar que pessoas que apresentam problemas cardíacos, são idosas, possuem patologias respiratórias ou são diabéticas, não podem, em hipótese alguma, deixar de se vacinar”, completa.

De acordo com o Ministério da Saúde, para pessoas que tiveram a Covid-19, o intervalo para tomar a vacina Influenza deve ser de 30 dias a contar do primeiro dia dos sintomas. A alergia ao ovo não é mais uma contraindicação para a vacina Influenza.

O governo federal lembra que existem três tipos de vírus influenza que circulam no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, já os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias H1N1 e H2N2. 

Serviço

A Unimed Presidente Prudente possui um Centro de Vacinação próprio. Ele fica anexo ao Hospital Unimed, na Avenida Washington Luís, 2.305, no Jardim Paulista e atende pelo telefone: (18) 2104-8080. 

O Centro de Vacinação Unimed aplica a dose contra a Influenza por meio de agendamento, independente da idade, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. (Material produzido pela Assessoria de Imprensa da Unimed Prudente)

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.