Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Tribunal de Justiça julga inconstitucional abono aniversário de servidores

Da Redação

Em 24/08/2019 às 10:04

Sintrapp espera que Prefeitura recorra da decisão judicial

(Foto: Arquivo)

Em julgamento de Ação de Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pela Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) decidiu pelo fim do pagamento de abono aniversário e dia de folga a servidores municipais de Presidente Prudente.

Para o procurador-geral Gianpaolo Poggio Smanio, o pagamento do abono e a licença automática “vulneram os princípios da moralidade” por não apresentarem justificativas, sendo incompatíveis com a Constituição Estadual. Com alterações, as leis que concedem os benefícios foram aprovadas em 1997 e 2016.

Para o desembargador do TJ-SP, Álvaro Passos, ocorre "clara afronta" aos princípios da moralidade. De acordo com o relator, "não se trata de mera liberdade da Administração, a qual deve pautar as despesas públicas nos limites dos princípios constitucionais".

Sintrapp reclama

O Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente (Sintrapp) entende que a decisão judicial retira os direitos conquistados pelos servidores.

"Esperamos que o prefeito [Nelson Bugalho, PTB] cumpra com sua palavra e que ao ser notificado faça um recurso realmente incisivo na defesa do direito dos servidores", comenta a entidade.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.