Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Universidade inaugura maior usina solar de geração distribuída do Estado

Da Redação

Em 11/03/2019 às 13:10

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente aponta que usina solar fotovoltaica é a maior do Estado no modelo de geração distribuída autoconsumo

(Foto: Cedida/Sunevo)

Autossustentável na geração de energia utilizando-se de uma fonte limpa. Com 3,12 megawatts (MWp) de potência, a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) inaugurou, nesta segunda-feira (11), uma das maiores usinas solares fotovoltaicas do Brasil no modelo de geração distribuída autoconsumo – até 5 MW – e a maior do Estado de São Paulo, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente.

O abastecimento será total no campus II, em Presidente Prudente, com a possibilidade de a geração excedente contemplar parte do campus I. A área de instalação da usina solar fotovoltaica equivale a mais de 4 vezes o campo do maior estádio do país: o Maracanã. As placas enfileiradas serão suficientes para abastecer, por exemplo, a 2,5 mil residências, se compararmos a uma cidade.

“Ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração a partir dela não emite gases poluentes nocivos à saúde e que contribuem para o aquecimento global”, diz o engenheiro eletricista do Departamento de Obras (DPO), Ednei Zaupa.

Outro benefício, segundo ele, é que os painéis solares requerem áreas menos extensas do que as hidrelétricas, e suas centrais precisam de manutenção mínima. “Em países tropicais, como o Brasil, a energia solar é viável em praticamente todo o território”, fala.

A usina fotovoltaica gerará energia a custos bem baixos. “O nosso país já passou por apagões e esses fantasmas ainda continuam iminentes. Possuindo geração própria, o risco de ficar sem energia é reduzido”, completa Zaupa.

Como é feito

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade, isso ocorre através de um efeito chamado fotovoltaico que é o aparecimento de uma diferença de potencial nas extremidades de material semicondutor, produzida pela absorção da luz.

A célula fotovoltaica é a unidade fundamental para esse processo.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.