Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vereador insiste em 'comitê de crise' para frear dengue em PP

Da Redação

Em 24/05/2019 às 12:39

Esperamos que o comitê saia do papel para dar prioridade para as necessidade, diz Demerson Dias

(Foto: Rogério Mative)

Situação de emergência decretada, criação de ecopontos e disque dengue, além de reforço no quadro de funcionários de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Porém, o presidente da Câmara Municipal, Demerson Dias (PSB), acredita que a epidemia será controlada apenas com a criação de um "comitê de crise", em Presidente Prudente.

O pedido, protocolado nesta semana, foi cobrado novamente na tarde dessa quinta-feira (23), quando o prefeito Nelson Bugalho (PTB) anunciou várias medidas no combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Você tem um centro para que as decisões sejam tomadas em conjunto, ao invés de cada secretaria realizar sua ação separadamente, pois, assim não vamos conseguir êxito no combate à dengue. Ainda esperamos que o comitê saia do papel para dar prioridade para as necessidades”, opina.

A ideia com este comitê é o envolvimento de todas as secretarias municipais, órgãos de saúde pública, Defesa Civil e Prudenco; além da sociedade civil organizada, através de associações de moradores, entidades de classe, sindicatos, entidades patronais, organizações religiosas, entre outras.

Segundo Dias, o chefe do Executivo repassou ao secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, o ofício com esta e outras sugestões encaminhadas pela Câmara Municipal. "Hoje a necessidade é mais funcionários para atendimento da população. Também insistimos na implantação de uma Tenda para atendimento da população, fazer o acolhimento daquele doente e desafogar as unidades de saúde", acrescenta.

Até o momento, são 1.085 registros positivos de dengue em Prudente, sendo 1.067 autóctones, contraídos na cidade, e 18 importados, vindos de outras localidades. Duas pessoas já morreram vítimas da doença.

ESFs e UBSs também atendem casos de dengue

Para evitar a superlotação das UPAs e Pronto Atendimentos (PAs), o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, orienta a população a procurar, antes, uma das 35 unidades de saúde de Prudente, sendo 24 Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“As unidades ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e estão preparadas para o primeiro atendimento, que muitas vezes é hidratação e hemograma. Caso seja constatada a necessidade, a unidade encaminhará o paciente para a UPA”, pontua.

Denúncias

Entre as medidas emergenciais, foi anunciada a criação de um novo canal de comunicação com a população, que é o Disque Dengue. A partir de agora, os munícipes poderão encaminhar solicitações e denúncias ao número: (18) 99137-9971.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.