Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alunos apresentam projetos em feira de empreendedorismo em PP

Da Redação

Em 27/11/2018 às 11:40

Peças de artesanato sustentável e objetos de decoração serão vendidos entre os dias 27 e 28

(Foto: Cedida/AI)

Estudando desde fevereiro, 17 jovens com deficiência intelectual ou em situação de vulnerabilidade social passaram o ano todo se dedicando ao programa "Educação para o Trabalho", que tem como objetivo preparar os alunos para o mundo do trabalho e aumentar a capacidade de socialização dos mesmos com outras pessoas, em Presidente Prudente.

Além dos módulos de tecnologia e letramento, desenvolvimento humano, desenvolvimento pessoal e comunicação, os docentes enfatizam, durante o ano letivo, as diferentes possibilidades que o universo do empreendedorismo têm a oferecer. Foi assim que os alunos puderam explorar suas atitudes empreendedoras e organizar um bazar cheio de itens de artesanato sustentável e decoração.

As peças foram confeccionadas pelos próprios jovens, de acordo com suas habilidades motoras, e contaram também com a ajuda de familiares voluntários.

“Eles pensaram em tudo, desde os temas, as embalagens, as etiquetas com o nome do projeto. A parte de costura ficou com a mãe de um deles e os potes de vidro decorados foram ideia de uma aluna que já os faz para vender. Ela ensinou a técnica aos colegas e todos colaboraram”, conta a coordenadora da área de desenvolvimento social do Senac de Presidente Prudente, Ligia Iboshi Caravella Colussi.

O bazar terá ainda bloquinhos de recados, porta-chaves, potes para artigos de costura, porta-trecos e artigos natalinos, como mini árvores, anjos de madeira e panos de prato decorados, a preços bastante convidativos: entre R$ 2 e R$ 15.

A venda dos produtos será feita pelos próprios alunos nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), durante a Semana Global do Empreendedorismo realizada na unidade prudentina.

Quem puder colaborar, estará contribuindo para a formatura dos 17 jovens que terão uma cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso – com direito a beca e tudo – além de um dia de muita diversão num eco resort da cidade.

A docente do curso, Juliana Fardo Quirino, diz que os alunos não veem a hora desse dia chegar. “Eles trabalharam muito e estão super ansiosos! Teve aluna que chorou só de experimentar a beca e nós nos seguramos para não chorar junto”.

Para a coordenadora, essa turma viverá um momento único e especial. “A gente sabe que a maioria desses jovens nunca teve ou teria oportunidade de participar de uma formatura, nem de visitar esse famoso parque da cidade, se não fosse por meio do programa. Estamos todos muito ansiosos por esse dia”, complementa.

Mais sobre o Programa

O Programa Educação para o Trabalho foi criado com o objetivo de contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade social, ampliando sua capacidade de gerir a própria vida e se relacionar, além de propiciar geração de renda e inserção no mundo do trabalho.

Podem participar jovens acima de 16 anos de idade que apresentem deficiência intelectual e autonomia para lidar com suas necessidades básicas de higiene e frequentar as aulas. É preciso também possuir vínculo com instituições especializadas em deficiência intelectual.

As inscrições para as turmas de 2019 estão abertas. São 20 vagas no total e os interessados podem entrar em contato pelo telefone (18) 3344-4400 ou ir até a unidade.

Serviço

O Senac de Presidente Prudente fica na Avenida Manoel Goulart, 2881, Centro Educacional.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.