Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Divulgados fósseis pré-históricos descobertos na região

Da Redação

Em 17/03/2011 às 08:47

Reconstrução e fóssil do crocodilomorfo, espécie parecida com o jacaré atual, localizado na região de Prudente

(Foto: André Muzell / R7)

Cientistas brasileiros anunciaram nessa quarta-feira (16) a descoberta de diversas novas espécies pré-históricas em território brasileiro, entre elas um dinossauro, o maior já encontrado no País. Os pesquisadores também mostraram os fósseis de um lagarto e de um crocodilomorfo, localizados em Presidente Prudente e Pirapozinho.

Apresentados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pelo Museu Nacional/UFRJ, os trabalhos científicos fazem parte, com outras 17 publicações, dos Anais da Academia Brasileira de Ciências, uma das revistas científicas mais antigas do Brasil.

William Nava, do Museu de Paleontologia de Marília, encontrou no final de 2004, na região de Presidente Prudente, pequenos ossos de coloração esbranquiçada, constituindo o primeiro registro de formas primitivas de aves no Brasil. Um ano depois, William localizou na mesma área um minúsculo fragmento ósseo com o que pareciam ser dentes.

Tratava-se de um fóssil do maxilar esquerdo, com cerca de sete dentes preservados e aproximadamente sete mm de comprimento. Este é o segundo material craniano de uma espécie primitiva de pequeno lagarto do Cretáceo Superior do Brasil, conhecido como Brasiliguana prudentis, muito raro em registros na América do Sul.

“O fóssil do lagarto foi encontrado em 2005 e provém da Bacia do Bauru, uma região muito importante pelo seu conteúdo fossilífero. A importância do achado é por se tratar de um animal muito pequeno e, por isso, difícil de encontrar. Acredito que em vida teria entre 15 e 20 centímetros de comprimento”, comentou empolgado o paleontólogo.

Além das quinze espécies já conhecidas de jacarés do período Cretáceo Superior do Brasil, um novo tipo foi descoberto em um ramal ferroviário entre as cidades de Presidente Prudente e Pirapozinhho. O crocodilomorfo é da família dos peirossaurídeos, conjunto de animais com feições cranianas e dentes peculiares.

Ele foi batizado de Pepesuchus deiseae, em homenagem ao professor José Martin Suárez, conhecido como Pepe, geógrafo da Unesp que auxiliou nas coletas de fósseis na região de Presidente Prudente.

O maior dinossauro

Os fragmentos dos fósseis do novo dinossauro - batizado de Oxalaia quilombensis - foram encontrados na localidade conhecida como Lage do Coringa, na ilha do Cajual, no Estado do Maranhão. De acordo com os cientistas, esse tipo de animal era carnívoro e habitou o planeta há cerca de 95 milhões de anos.

Os especialistas estimam que esse dinossauro apresentava, em média, de 12 a 14 metros de comprimento e pesava cerca de seis toneladas, o que o torna o maior já encontrado no país. A presença dessa nova espécie aumenta a diversidade desse grupo de dinossauros, que é comum no Brasil e na África.
(Com informações do IG e R7)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.