Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Entusiasta e premiado: empresário Jorge Matsuda morre aos 71 anos

Rogério Mative

Em 02/01/2020 às 10:14

Considerado um entusiasta do agronegócio, Jorge foi responsável pela expansão da empresa fundada pelo seu pai, Shichiro Matsuda

(Foto: Arquivo)

Considerado um dos principais empresários do agronegócio brasileiro, o premiado presidente do Grupo Matsuda, Jorge Matsuda, morreu nessa quarta-feira (1º), aos 71 anos. Ele lutava contra um câncer.

Nascido em 1948, mesma data de fundação da empresa, o empresário faleceu às 18h15, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Aos familiares, fez seu último pedido: "Não mandem flores ao meu velório, revertam em doações ao Hospital do Câncer de Presidente Prudente".

Jorge Matsuda era casado com Júlia Emiko Takamori Matsuda, pai de Kátia, Aline e Leonardo; avô de Luana e Lara. "Nascido com a marca de uma estrela, cuja missão foi grande e nobre. Tinha sede de construir aquilo que vislumbrava e trabalhou muito para que colhesse os frutos dos seus sonhos em prol de um bem maior. Homem de caráter, honesto, de personalidade forte com presença de espírito e muita energia. Trabalhador, positivo, focado, persistente e visionário, de mente afiada e de bom coração. Enxergava além e pensava grande, não se contaminava pelas amenidades cotidianas e pelos sentimentos inferiores", escreveu Aline Matsuda, ao relembrar as virtudes do pai.

"Lutador, veio do nada para provar que se consegue tudo nessa vida, basta querer, trabalhar e estar em sintonia com Deus. Nos momentos mais críticos da sua saúde deu um baile nos médicos com suas recuperações inesperadas. Enxergava os pontos fortes de cada um e montou um quebra-cabeça das qualidades que possuíam para que juntos pudessem levar a Matsuda ao reconhecimento nacional e internacional. Afinal de contas: Matsuda, quem usa não muda!", disse a filha, em postagem nas redes sociais.

Entusiasta

Considerado um entusiasta do agronegócio, Jorge foi responsável pela expansão da empresa fundada pelo seu pai, Shichiro Matsuda.

Atualmente, o grupo atua em oito segmentos dentro do agronegócio, com presença entre os líderes nos segmentos de sementes de pastagens e nutrição animal, além da atuação nos segmentos de máquinas e implementos, veterinária e energia solar.

Natural de Álvares Machado, Jorge era formado em Administração, Economia, MBA em Agronegócio, além de especialista em Administração de Empresas Agropecuárias.

Foi presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram) entre 2011 a 2012.

Empresário premiado

Premiado, recebeu a comenda 'Ministro Mário Henrique Simonsen', uma homenagem pelos relevantes serviços prestados à sociedade, em 2011, na cidade de São Paulo.

No ano seguinte, foi homenageado com a entrega da Láurea Agricultura, homenagem feita na capital paulista. Recebeu também o título de Conselheiro Superior do Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Em 27 de maio de 2017, garantiu a comenda 'Anita Garibaldi', do Instituto Cultural Giuseppe e Anita Garibaldi, em Porto Alegre (RS).

Colecionava ainda títulos de Cidadão Paraisense - dado pela Câmara de São Sebastião do Paraíso (MG), em 2011; Cidadão Mato-Grossense, pela da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso em 2012; e recentemente de Cidadão Prudentino, pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, em 2019 - este, aguardava pela data da homenagem.

“O Brasil fica mais triste hoje, quando se despede de um dos maiores entusiastas da pecuária brasileira. Além das pesquisas e lançamento de cultivares que mudaram a história do Brasil como produtor de proteína animal, Jorge Matsuda deixa legado especial de quem acreditou e empreendeu com foco, força e coragem. Sinceros sentimentos da Estância Bahia Leilões à família Matsuda nesse momento”, lamenta a Estância Bahia Leilões.

Velório

O corpo do empresário é velado na sede da Associação Nipo de Álvares Machado (Aceam), localizada na Rua Fernando Costa, 272, Centro, Álvares Machado.

O sepultamento será sexta-feira (3), às 10h, no Cemitério Municipal.

*Atualizada para correção: diferentemente do informado, Jorge Matsuda faleceu nessa quarta-feira, e não domingo.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.