Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Estiagem provoca antecipação de produção de silagem no Pontal

Da Redação

Em 11/09/2019 às 16:13

Ensilagem consiste em fermentar matéria vegetal e compactá-las embaixo de lonas

(Foto: Cedida/AI)

Tradicionalmente, os meses de junho a setembro são o período de estiagem no campo. Contudo, as altas temperaturas e a falta de chuva neste ano deixaram os pastos ainda mais secos, o que dificulta a alimentação do gado.

No município de Caiuá, região de Presidente Prudente, o produtor rural Álvaro Paulino adiantou o processo de silagem no seu lote, localizado no Assentamento Maturi, visando garantir o sustento do seu rebanho no ano que vem.

Paulino possui oito vacas leiteiras e uma produção de cana-de-açúcar. Com o restante da colheita, faz a silagem para alimentar o gado. "A ensilagem consiste em fermentar essa matéria vegetal e compactá-las embaixo de lonas, não permitindo a entrada de oxigênio e luz", comenta.



Com a vedação e o auxílio de micro-organismos apropriados para cana-de-açúcar essa forragem fermenta e se conserva por mais tempo.

Análise

O estudo para início da silagem no loteamento de Paulino começou em 2018, quando técnicos da Fundação Itesp enviaram amostras do canavial para análise e posteriormente recomendaram o melhor tipo de adubo para o plantio e cobertura.

Atualmente, as vacas dão 150 litros de leite por dia, totalizando aproximadamente 4.500 litros por mês. "Com o uso da silagem, a expectativa é de que aumentem esses números, pois com os nutrientes fornecidos o gado tende a ganhar peso e produzir mais", diz.

A vedação do silo deve ser total, pois qualquer contato com o ar causa uma perda do material composto e de proteínas, além da possibilidade de ele se tornar indigesto para o animal.

O principal objetivo do processo de ensilagem é obter uma produção suficiente de ácido láctico de origem microbiana que permita a estabilização do produto e evite apodrecimento, ou seja, a continuação da sua degradação por bactérias e fungos.

Ao fim de 30 dias, o silo pode ser aberto e seu material, consumido; caso seja da vontade do agricultor, o produto pode ser conservado por anos. A silagem pode ser feita com capim, sorgo e milho, entre outros, sempre com atenção ao valor nutricional.

É um alimento dinâmico, que permite ao produtor manter os animais no cocho sem perder peso, tática usada para a produção de leite ou carne.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.