Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Região registra 14º caso de sarampo; campanha termina nessa sexta

Da Redação

Em 24/10/2019 às 16:12

Esta é a última semana da campanha de vacinação contra sarampo para crianças com idade entre 6 meses e 5 anos

(Foto: Arquivo/EBC)

A região do Oeste Paulista voltou a registrar caso de sarampo. Desta vez, a catalogação positiva foi em uma criança de apenas um ano, em Adamantina - 85 km de Presidente Prudente.

A confirmação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina na tarde desta quinta-feira (24). Até então, eram quatro casos suspeitos que aguardavam resultados no município, sendo este positivo e dois negativos. Um caso ainda aguarda resultado.

O anúncio do caso de sarampo acontece em meio à campanha nacional de vacinação, que foi iniciada dia 7 de outubro.

Casos na região

A cidade de Presidente Prudente concentra o maior número, com sete catalogações positivas. Em seguida, está Presidente Venceslau, com três casos. Os municípios de João Ramalho, Dracena, Presidente Epitácio, Adamantina e Tupi Paulista têm um caso cada.

Vacinação para crianças

Esta é a última semana da campanha de vacinação contra sarampo para crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Até sexta-feira (25), a recomendação é para que pais e responsáveis procurem postos de vacinação.

Em Presidente Prudente, 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) realizam a imunização. A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses.

A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização e ventilação de ambientes adequados, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

Outros públicos

A campanha também terá uma segunda fase, neste ano. Será focada em jovens de 20 a 29 anos e acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro, quando acontecerá outro “Dia D”.

Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde. (Colaborou SigaMais)

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.