Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Izaque Silva defende manutenção de voto regionalizado

Da Redação

Em 20/09/2017 às 19:04

Izaque Silva (PSDB) foi contrário à proposta de emenda que criava distritão paras as próximas eleições

(Foto: Arquivo/AI)

Defendendo o voto regional, o deputado federal Izaque Silva (PSDB) foi contrário à proposta de emenda à Constituição (PEC), que estabelecia o voto majoritário (conhecido como distritão) para as eleições de 2018 e 2020. A medida foi rejeitada pelo plenário da Câmara dos Deputados em votação na noite de terça-feira (19).

A proposta criava ainda, a partir de 2022, o sistema distrital misto, que combina voto majoritário e voto em lista preordenada pelos partidos nas eleições proporcionais. “Defendo os municípios e valorizo o voto regional. O Oeste Paulista ficou seis anos sem nenhum representante em Brasília. E, com isso, as cidades deixaram de receber investimentos e equipamentos para atender à população”, enfatiza.

Pelo sistema distrital misto, o eleitor vota duas vezes: uma vez em candidatos que concorrem em um dos distritos no qual foi dividido o estado; e outro vez em candidatos de uma lista preordenada apresentada pelos partidos. Metade das vagas deve ser preenchida pelos mais votados nos distritos (sistema majoritário).

Já o “distritão” prevê a eleição dos mais votados em cada Estado, que será então transformado um único grande distrito. Com 205 votos favoráveis, 238 contrários e uma abstenção, os deputados não acataram um dos destaques à PEC 77/2003, que institui um novo sistema eleitoral e cria um fundo público para financiar as campanhas.

“O distritão impede o crescimento regional. O deputado federal tem papel importante para a nossa região, ou seja, serve de elo com os ministérios e agências reguladoras. Além disso, viabiliza recursos e destrava obras que estão paradas por falta de algum documento”, pontua.

Para que fosse aprovado, o texto precisava do apoio de 3/5 do plenário, ou 308 votos. Há algumas semanas os deputados iniciaram a votação desta PEC, de forma fatiada, mas como o novo sistema eleitoral não avançou, a proposta deve agora ser arquivada devido a um acordo feito pelas lideranças.

“Sou regional e distrital. E estou preocupado com a nossa região”, finaliza Izaque Silva, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, na condição de suplente.

Para valer na eleição do ano que vem, qualquer mudança precisa ser aprovada na Câmara e no Senado até 7 de outubro. (Com Assessoria de Imprensa e Agência Brasil)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.