Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeito da região declara patrimônio equivalente a 25,2% do PIB

Da Redação

Em 05/11/2016 às 20:47

Em Santo Expedito, Vandi declarou patrimônio equivalente a 25,2% do PIB da cidade

(Foto: Divulgação)

Diversos municípios brasileiros elegeram, no pleito deste ano, prefeitos com renda expressiva em relação aos próprios produtos internos brutos (PIBs). É o caso de Ivandeci Cabral (Vandi), reeleito em Santo Expedito, região de Presidente Prudente.

O PIB de um município é formado pela soma das riquezas produzidas na localidade. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) revelou que 15,2% (782) dos prefeitos eleitos declararam patrimônio maior que 1% do PIB do município pelo qual se elegeram.

Em Santo Expedito, Vandi declarou patrimônio equivalente a 25,2% do PIB da cidade, pouco mais de um quarto da renda local.

São R$ 6,9 milhões em imóveis e cabeças de gado, dentre outros, enquanto a cidade gera R$ 27,5 milhões.

Para a assessora política do Inesc, Carmela Zigoni, os números mostram que o Brasil ainda vive uma política dominada pelos mais ricos. “No Brasil existe uma desigualdade estruturante. As elites se reproduzem no poder. Não há uma política que gere diversidade. Sabemos que os representantes do povo são homens brancos de alto poder aquisitivo e com mais 40 anos”, analisa.

Para ela, a mudança desse quadro passa por uma alteração no sistema político do país. “O mais importante é fazer uma discussão ampla sobre a reforma do sistema político. Tanto no sistema eleitoral, que não traz todos os segmentos da sociedade para o Poder Legislativo, quanto para a questão cultural; uma mudança cultural para que as pessoas votem pensando que a diversidade é importante”, finaliza. (Com Agência Brasil)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.