Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Major Olimpio morre vítima de covid; Prefeitura de Prudente decreta luto

Daniel Mello/Agência Brasil e Redação

Em 18/03/2021 às 17:59

Olimpio foi um dos responsáveis pela vinda de Jair Bolsonaro a Presidente Prudente durante a campanha presidencial

(Foto: Arquivo/Sérgio Borges/NoFoco)

O senador Major Olímpio (PSL-SP) teve morte cerebral confirmada na tarde desta quinta-feira (18), após pouco mais de duas semanas lutando contra a covid-19. A informação foi divulgada pela família do parlamentar nas redes sociais. “Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olimpio”, diz a publicação na rede social.

No último dia 2, o próprio Olimpio havia informado, também pelo Twitter, que estava contaminado pelo coronavírus. Na ocasião, disse que sentia apenas sintomas leves. “Com isso, não será possível a minha presença nas sessões do Senado nos próximos 14 dias. Continuarei trabalhando como sempre, mas remotamente. Deus os abençoe!”, publicou naquele dia.

No entanto, no dia seguinte, o senador foi internado devido à piora do quadro de saúde. Dois dias depois, no dia 5 de março, Olimpio foi levado à unidade de terapia intensiva, onde veio a falecer.

Carreira

Natural de Presidente Venceslau, Major Olímpio ingressou na Polícia Militar em 1978. Foi bacharel em ciências jurídicas e sociais, jornalista, professor de educação física, técnico em defesa pessoal, instrutor de tiro e autor de livros voltados para a questão da segurança.

Foi deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2014. Em 2015 assumiu como deputado federal e em 2018 foi eleito senador pelo PSL, cargo que ocupava desde 2019.

Nascido em 20 de março de 1962, ele tinha 58 anos.

Decretou luto de três dias

Em razão do falecimento, o prefeito Ed Thomas (PSB) decretou luto oficial de três dias em Presidente Prudente. As bandeiras do Paço Municipal permanecerão a meio mastro durante este período, em sinal de respeito e homenagem póstuma.

O decreto que institui o luto oficial será publicado nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial Eletrônico (DOE).

Para Ed Thomas, a região perde um "grande representante" em Brasília. "Hoje, nos despedimos de um homem guerreiro e trabalhador, que sempre ajudou a nossa região. Um homem que enxergava as pessoas da forma mais humana que se possa imaginar e que lutou, sempre, pelos seus ideais. Descanse em paz, meu amigo Major Olímpio e que a sua força permaneça em cada coração. Obrigado!”, declara.

Era 'Cidadão Prudentino'

O parlamentar recebeu o título de "Cidadão Prudentino" em maio de 2019 – homenagem de autoria do vereador Mauro Neves (Podemos). "Os vereadores prudentinos, bem como os servidores do Legislativo, lamentam a perda do importante representante do Oeste Paulista no Congresso Nacional e, enlutados, manifestam pesar e sentimentos aos amigos e familiares", diz a Câmara Municipal de Presidente Prudente, em nota.

"Perdemos um grande político, um grande cidadão. Ele representou verdadeiramente a nossa comunidade defendendo os interesses dos paulistas e também de nossa região, como a destinação de emendas para o Hospital do Câncer", aponta o presidente do Legislativo, vereador Demerson Dias (PSB).

*Atualizada às 18h52 para acréscimo de informações

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.