Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alba sai e PTB perde espaço; Câmara sofre mudança histórica

ROGÉRIO MATIVE

Em 03/04/2020 às 19:11

Alba Lucena deixa o PTB após 22 anos de filiação

(Foto: Maycon Morano/AI Câmara)

De 13 vereadores, oito decidiram aproveitar a janela aberta no calendário eleitoral e trocaram de partido. Com a saída de Alba Lucena do PTB após 22 anos, nesta sexta-feira (3), a Câmara Municipal de Presidente Prudente sofre uma das maiores mudanças de siglas de sua história.

O prazo para mudança de partido terminou nesta sexta, seis meses antes da eleição, o que provocou uma grande corrida nos bastidores pelas definições dos vereadores que ainda estavam indecisos.

Apenas o trio formado por Adão Batista, Anderson Silva e Demerson Dias, ambos do PSB, e a dupla Natanael Gonzaga e Rogério Galindo, do PSDB, decidiram permanecer ancorados no mesmo lugar.

Perdeu espaço

Nos últimos dias, Elza do Gás trocou o PTB pelo PSDB, do prefeito Nelson Bugalho. Já José Tabosa deixou o partido e migrou para o MDB, enquanto que Alba Lucena escolheu, de última hora, o DEM, que tem o pré-candidato a prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã) como o maior nome da sigla, além do vereador Enio Perrone.

As mudanças deixaram o PTB com pouca representatividade no Legislativo, sendo salvo pela filiação de Geraldo da Padaria, que estava no PSD. Ele também é líder de Bugalho na Câmara Municipal.

Após 22 anos

Alba Lucena deixa o PTB após 22 anos de filiação, quando entrou nas fileiras do partido a convite do ex-prefeito Agripino de Oliveira Lima Filho (falecido). Com mais tempo entre todos os parlamentares, considerada a primeira vereadora efetiva de Prudente, Alba está em seu sétimo mandato.

Vai concorrer na majoritária

Após promover mistério sobre seu futuro, apesar de ter articulado toda a formação do Patriotas, o vereador Izaque Silva assinou sua filiação na legenda visando disputar a cadeira do Executivo.

Em seu sétimo mandato como parlamentar, Silva teve seu sonho antigo em concorrer para prefeito sufocado pelo PSDB, o que o levou ao Patriotas.

Foto: Divulgação

Deputado federal (como suplente) entre 2017 a 2018, ele foi apresentado pelo presidente Fernando Luizari Gomes como pré-candidato.

Debandada no PSDB

Além de Izaque Silva e Mauro Neves, o PSDB também perdeu outros nomes nos últimos dias: Wellington Bozo (vereador suplente), que foi para o MDB; e Miguel Francisco, que deixou cargo na Prefeitura e mudou-se para o PSB, do deputado Ed Thomas.

Quem está de volta ao cenário político após meses de reclusão depois de ser exonerado do secretariado de Bugalho é o advogado Oswaldo Bosquet, que assinou sua filiação no partido tucano.

A Câmara Municipal, agora, está com a seguinte composição partidária:

DEM – Enio Perrone e Alba Lucena

MDB – William Leite e José Tabosa

Patriota – Izaque Silva

Podemos – Mauro Neves

PSB – Adão Batista, Anderson Silva e Demerson Dias

PSDB – Natanael Gonzaga, Elza do Gás e Rogério Galindo

PTB – José Geraldo de Souza (Geraldo da Padaria)

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.