Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Câmara analisa derrubar veto a projeto que obriga instalação de fraldários

Rogério Mative

Em 23/02/2019 às 10:07

Instalação de fraldários em banheiros masculinos também ocorre em cidades de outros países, como Nova York

(Foto: Arquivo)

Na próxima segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Presidente Prudente votará a possível derrubada do veto imposto pelo prefeito Nelson Bugalho (PTB) ao projeto de lei que obriga estabelecimentos comerciais e públicos disponibilizar fraldários.

Aprovado no ano passado, o projeto de Wellington Bozo (PSDB) mira estabelecimentos comerciais de grande porte e órgãos públicos. Nos casos em que já houver o fraldário no interior do banheiro feminino, deverá ser implantado outro no interior do banheiro masculino.

Conforme a propositura, o estabelecimento pode optar pela criação de um espaço para o fraldário separado dos banheiros, "de modo que atenda de forma igual os pais e responsáveis das crianças que irá utilizar".

Segundo Bozo, estabelecimentos de grande porte são shopping e centros comerciais, supermercados, parques, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, casas de shows e espetáculos, além de prédios públicos do município, entre outros locais com grande circulação de pessoas.

A proposta prevê seis meses para adaptação dos locais e multa no caso de descumprimento. "Trata-se não apenas de garantir que homens e mulheres possam ter garantido seu acesso, sem constrangimentos, aos fraldários. Mas além, trata-se de um projeto pedagógico, alertando para o fato de que esses cuidados são responsabilidade tanto de homens quanto mulheres", justificou na época.

Entre a cruz e a espada

Caso defenda a derrubada do veto, Bozo pode sofrer desconforto com o governo. A partir de agora, o vereador é o líder do prefeito Nelson Bugalho na Câmara Municipal, conforme antecipou o Portal.

A sessão tem início às 20h e pode ser acompanhada pela internet.

Saiba mais

O projeto proposto por Bozo já é tendência mundial. Além de grandes capitais brasileiras, a instalação de fraldários em banheiros masculinos também ocorre em cidades como Nova York, nos Estados Unidos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.