Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Câmara derruba veto a vale-taxi para gestantes em Prudente

Da Redação

Em 28/05/2019 às 08:20

Projeto de lei aponta que o cadastramento das gestantes será regulamentado por meio de decreto editado pelo Poder Executivo

(Foto: Cedida/Maycon Morano/AI)

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Presidente Prudente decidiu derrubar o veto imposto pelo prefeito Nelson Bugalho (PTB) ao projeto de lei que cria o "Vale-Táxi Gestante". A medida busca ampliar a rede de acolhimento ao parto humanizado, minimizar a possibilidade de acidentes e garantir um deslocamento seguro.

A proposta assinada pelo presidente do Legislativo, Demerson Dias (PSB), é destinada ao transporte das gestantes na ida e volta do parto. O benefício é apenas para o deslocamento na hora do parto realizado na rede pública de saúde.
 
Para tal, haverá o cadastramento das gestantes pela Prefeitura, que ficará responsável pela concessão de um bilhete identificador que deve ser apresentado no momento de embarque no táxi.

Segundo o vereador, a proposta minimiza a possibilidade de acidentes que podem comprometer a saúde do bebê ou da mãe.

"Uma vez que, para as gestantes não possuidoras de veículo particular e desprovidas de recursos para contratação de um táxi, resta a utilização do transporte público ou a espera por uma ambulância, o que pode ser demorado em função das demandas de rotina da cidade", reforça.

O projeto de lei aponta que o cadastramento das gestantes será regulamentado por meio de decreto editado pelo Poder Executivo, que estabelecerá os critérios para utilização do benefício e o órgão responsável.

Funciona na Capital

Em São Paulo, a medida foi implantada em 2015 após aprovação de projeto de lei. Na capital paulista, a gestante utiliza o serviço e, depois, envia a conta para a Prefeitura quitar.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.