Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Câmara-PP participa de debate sobre Plano de Logística Sustentável

Da Redação

Em 02/07/2020 às 20:22

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi implantada na Câmara Municipal durante a presidência de Enio Perrone (DEM)

(Foto: Maycon Morano/AI Câmara)

A Câmara Municipal de Presidente Prudente participará de uma roda de conversa ao vivo pela internet sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Rede Legislativo Sustentável – no qual o é signatário.

No painel, estarão representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Senado Federal, Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), da Câmara Municipal de Franca e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A “live” será em formato de painel, nessa sexta-feira (3), das 10h às 12h, ao vivo pelo canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no YouTube: www.youtube.com/forumdesenvolvimento.

A roda de conversa reunirá especialistas de diversos órgãos legislativos para contar suas experiências na elaboração do Plano de Logística Sustentável e sua incorporação no cotidiano da instituição, explicitando os desafios e oportunidades dessa ferramenta.

Entre os especialistas, representando a Câmara de Presidente Prudente, participará o presidente da comissão gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), o servidor de carreira e engenheiro ambiental Danilo de Almeida Zagatti.

Também participarão do painel o chefe do Serviço Socioambiental do TCU, Benjamim Lima Jr; a integrante do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado, Danielle Abud; a titular do Núcleo de Sustentabilidade do TCE-RJ, Maria de Lourdes de Oliveira; o chefe do Serviço de Sustentabilidade da EcoCâmara (Câmara dos Deputados), Luiz Vicente da Costa Braga; o coordenador legislativo da Câmara Municipal de Franca-SP, Carlos Eduardo Evangelista; com a mediação de Geiza Rocha, da Alerj.

O intuito é sensibilizar outros legislativos municipais para a temática e mostrar a importância de integrarem a Rede Legislativo Sustentável, que atua na promoção do desenvolvimento sustentável na gestão pública.

PLS

Os Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) são ferramentas de planejamento e gestão que compreendem indicadores, objetivos, metas, responsabilidades e ações, associados a mecanismos de avaliação e monitoramento, com o objetivo de implantar práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos, voltados para a gestão interna de cada órgão.

A3P na Câmara de Prudente

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi implantada na Câmara Municipal durante a presidência de Enio Perrone (DEM), sendo continuada pelo atual chefe do Legislativo, Demerson Dias (PSB).

Este é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente.

Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

O Programa A3P é uma agenda voluntária e se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.

No final de 2019, o Legislativo assinou o termo de adesão à Rede Nacional do Legislativo Sustentável, celebrado com Tribunal de Contas da União, Câmara dos Deputados e Senado Federal, para intercâmbio de práticas e desenvolvimento de ações voltadas à gestão sustentável.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.