Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Estádio Prudentão terá de volta nome de ex-prefeito

Câmara aprova PL que revoga lei homenageando Eduardo José Farah

ROGÉRIO MATIVE

Em 05/03/2013 às 09:46

Inaugurado em 1982, Estádio Prudentão já foi palco de grandes clássicos

(Foto: Arquivo/Marcos Sanches/Secom)

Para a população prudentina nada mudará. Porém, oficialmente, o Estádio Prudentão - como é chamado carinhosamente pelos torcedores - voltará a receber o nome do ex-prefeito Paulo Constantino, idealizador da praça esportiva inaugurada em 1982. Nessa segunda-feira (4), em sessão ordinária, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei que revoga a alteração realizada em 2002 pelo ex-chefe do Executivo, Agripino de Oliveira Lima.

Até então, o estádio é conhecido por parte da imprensa nacional como Farahzão, devido a uma lei de 2002 que alterou o nome para Eduardo José Farah, presidente da Federação Paulista de Futebol na época. A manobra, que omitiu o nome anterior no projeto citando apenas o local como Estádio Prudentão para aprovação, foi considerada como um "agradecimento" ao cartola por mandar vários clássicos do Campeonato Paulista para Presidente Prudente.

O Projeto de Lei nº 102/16, aprovado nessa segunda-feira, revoga a Lei nº 5.716/2002, de autoria Telmo Guerra, Luiz Gomes Pedrosa e Hélio Cortez (falecido), sancionada pelo prefeito na época, Agripino Lima.

Segundo a atual legislatura, houve erro na revogação do Decreto nº 4717/82, que dava nome ao estádio de "Paulo Constantino", assinado pelo prefeito na ocasião, Benedicto Aparecido Pereira Lago. Isso porque, em 2001, entrou em vigor uma lei municipal, de autoria do Legislativo, que vetava nova homenagem a prédios, vias, logradouros públicos ou repartições municipais.   

Na prática, o nome de Paulo Constantino foi sutilmente "ocultado" do projeto de 2002 para burlar a lei municipal, já que denominado "Prudentão" poderia, teoricamente, receber homenagem.

"Foi dado o nome através de decreto. Através de uma lei, não foi respeitado o nome que estava, dando outro nome ao local, o que não pode. Houve um grande erro da Câmara Municipal na época. Estamos revogando e restabelecendo o certo", diz o presidente da Casa de Leis, Valmir da Silva Pinto (PTB).

Cutucada

Durante a discussão do projeto, o vereador Ênio Perrone (PSD) aproveitou para alfinetar a homenagem feita ao ex-presidente da FPF. "Fizemos justiça. Estamos recolocando o que é certo. Coloque o nome do Farah em alguma rotatória".

Trabalho de divulgação

Agora, a Câmara terá outra missão: divulgar a mudança à imprensa, para que o local seja conhecido oficialmente como "Estádio Paulo Constantino e não mais "Eduardo José Farah". "Vamos fazer um trabalho na imprensa com o nome. Esperamos o apoio da Prefeitura nessa missão e da própria imprensa local", adianta Valmir Pinto.

Enquete

Através de enquete na página principal do site, o Portal pergunta: Qual nome deveria levar o estádio prudentino palco de grandes clássicos? Participe e registre sua opinião.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.