Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Radialista receberá título de “Cidadão Prudentino”

Da Redação

Em 08/05/2012 às 16:49

O radialista, jornalista, escritor e publicitário Rubens Shirassu receberá o título de “Cidadão Prudentino”, que lhe será outorgado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente. A homenagem tem como autoria os 13 vereadores que aprovaram o projeto de decreto legislativo durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (7).

Shirassu foi um dos precursores da radiofonia no Oeste Paulista. Natural de Presidente Venceslau, iniciou suas atividades no rádio com 17 anos, na ZYH-7 Rádio Presidente Venceslau.

Além disso, juntamente com o Dr. Hélio Cyrino fundou a Rádio Presidente Prudente, ZYR-84, na qual foi narrador, comentarista, diretor de novelas, programador, locutor de rádio-jornais, redator, diretor artístico e, finalmente, gerente-geral.

Recebeu para apresentações os mais consagrados cantores da música brasileira, como Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Angela Maria, Sílvio Caldas, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Emilinha Borba, Ivon Cury, entre outras dezenas.

Rádio no sangue

Com 17 anos iniciou atividades na ZYH-7 Rádio Presidente Venceslau, levado por Jorge Bernhardt, filho do conhecido “mago” do rádio Mathias Bernhardt.

Primeiramente, foi técnico de som, mas logo em seguida passou às funções de locutor, ao lado de consagrados mestres da palavra, como Antonio Gorgulho, Zante Gomes, Odorindo Perenha, Flávio de Campos, Izidro Tacca, Paulo Guedes e outros.

Entre 1950 e 1951, foi gerente da mesma emissora.

Junto com o Dr. Hélio Cyrino fundou a Rádio Presidente Prudente, onde foi narrador, comentarista, diretor de novelas, programador, locutor de rádio-jornais, redator, diretor artístico e, finalmente, gerente-geral. De 1954 a 1959. Entre 1960/61, junto com o Dr. Hélio, foi coordenador de expansão da antiga TV Excelsior, na Capital.

Declinou do cargo de gerente bancário para trabalhar no jornal O Imparcial entre 1973 e 1980. Paralelamente, em 1975, fundou uma das primeiras agências de propaganda (NIP - Nova Imagem Propaganda) em sociedade com o jornalista e radialista Altino Correia e o saudoso contato publicitário e radialista Sérgio Antonio.

Atualmente, trabalha como revisor em várias agências de propaganda, além de prestar outros serviços de revisão de revistas, catálogos comerciais, house organs, trabalhos de conclusão de cursos universitários, livros, etc.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.