Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Wladimir Cruz é empossado como vereador na Câmara de Prudente

Da Redação

Em 23/10/2020 às 19:09

Cruz terá menos de três meses de mandato como vereador em sua segunda passagem na Câmara

(Foto: Maycon Morano/AI Câmara)

Nesta sexta-feira (23), a Câmara Municipal de Presidente Prudente empossou o suplente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Wladimir Cruz, no mandato de vereador. Ele assume a cadeira deixada após o falecimento do então vice-presidente da Casa, Natanael Gonzaga da Santa Cruz.

Até então, a vaga era ocupada por Wellington Bozo (MDB), que havia deixado o ninho tucano no começo do ano durante a janela partidária. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu pela perda do cargo de Bozo e devolveu a cadeira ao PSDB. O julgamento foi marcado por divergências.

Na briga pela cadeira do Legislativo antes mesmo da morte de Gonzaga, o diretório municipal do PSDB entrou com ação contra a nomeação de Wellington Bozo apontando que ele deixou o partido sem justa causa, ou seja, praticando a tal infidelidade partidária. 

Bozo estava em sua terceira passagem como vereador suplente neste mandato. Pelo PSDB, assumiu o posto nas ausências de Izaque Silva e Rogério Galindo; no MDB, com a morte de Gonzaga. Neste período, ele chegou a representar o prefeito Nelson Bugalho (PSDB) como líder do governo na Câmara Municipal. 

Wladimir Cruz terá menos de três meses de mandato como vereador em sua segunda passagem na Câmara

Posse discreta

O ato da posse de Cruz feira foi realizado pelo presidente da Câmara, Demerson Dias (PSB), juntamente com a primeira secretária da Mesa Diretora, Alba Lucena (DEM). Também participou o diretor da Secretaria, Mauro Alves.

Além disso, estiveram no ato o chefe de Gabinete da Prefeitura, Francisco Batista Leopoldo Junior; o secretário de Relações Institucionais, Emerson Camargo; o presidente do PSDB de Prudente, José Baz Avansini, juntamente com outros membros da sigla; além de familiares e amigos do vereador empossado.

"Novo" vereador

Wladimir Alves da Cruz foi apenas o terceiro mais votado entre os suplentes do PSDB e, desta forma, não obteve diplomação. Contudo, por decisão judicial, herdará a vaga de Natanael Gonzaga, que faleceu em abril deste ano.

Ex-vereador, Cruz teve seu mandato cercado de polêmicas. Ele ficou marcado na política prudentina por ter comandado o afastamento do então prefeito Agripino de Oliveira Lima Filho (falecido), em 2007.

Em seguida, após nove meses como presidente da Câmara Municipal, Wladimir Cruz perdeu o cargo após denúncia apresentada pelo ex-vereador José Rocha Sobrinho (falecido) apontando quebra de decoro parlamentar e prática de ato de improbidade administrativa por aumentar o próprio salário.

 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.