Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Exemplo de Assis pode solucionar impasse sobre linha férrea em PP

Rogério Mative

Em 26/04/2019 às 17:53

Em Assis, ocorre o embarque e desembarque de passageiros, a passagem de ônibus às margens dos trilhos e o livre trânsito de pessoas

(Foto: Rogério Mative)

Abandonada, sem passageiros ou cargas para transportar. Esta é a realidade da linha férrea que corta a cidade de Presidente Prudente e, atualmente, serve como abrigo a moradores de rua e ponto de uso e tráfico de drogas. Porém, uma proposta executada pela Prefeitura de Assis, 130 Km da capital do Oeste Paulista, pode colocar um ponto final na discussão entre o município e a concessionária Rumo.

Nesta semana, a Prefeitura de Prudente iniciou a demolição de prédios construídos sob o Viaduto “Comendador Tannel Abbud”, ao lado do Camelódromo da Praça da Bandeira. A ação faz parte do plano de revitalização da área, que pretende unir a Vila Marcondes ao Centro.

Porém, a concessionária Rumo, responsável pela linha férrea, a autorização concedida pela empresa para o município diz respeito somente a construção de uma ciclovia. Desta forma, pediu a interrupção das obras e, caso não seja cumprida, ameaça tomar as "medidas cabíveis".

Projeto da Prefeitura de Prudente prevê passagem em nível cortando os trilhos


"A concessionária informa que não concedeu autorização para a Prefeitura executar os serviços na faixa de domínio da ferrovia e que solicitou a interrupção das obras. A autorização concedida pela empresa para o município diz respeito somente a construção de uma ciclovia. A execução de alguns dos outros serviços não atende as normas regulamentares da agência reguladora", alega. 

Do outro lado, a Prefeitura afirma que seguirá com as obras devido a um acordo - feito em 2017 - garantir a demolição dos muros, além da construção de um boulevard e de uma ciclovia em torno da linha férrea após o pagamento de R$ 24 mil em aditivo contratual.

Em Assis, um terminal urbano foi implantado

Apesar de a Rumo argumentar que é proibida a construção de passagem em nível dentro de pátios ferroviários, conforme determina a norma técnica NBR 15680, a cidade de Assis, a 130 quilômetros de Prudente, implantou um terminal urbano na antiga estação, no ano passado.

No local, ocorre o embarque e desembarque de passageiros, a passagem de ônibus às margens dos trilhos e o livre trânsito de pessoas sobre os trilhos que cortam a cidade, com direito a praça ao lado.



Segundo apurou o Portal, o feito foi possível após a formulação de um decreto municipal que culminou em acordo com a Rumo para a liberação de um trecho de 1,5 Km. Para tal, houve a mobilização do Executivo, Câmara Municipal e deputados da região.

Para receber os passageiros e possibilitar a circulação de veículos, foi realizada a nivelação do solo aos trilhos com um tipo de capa asfáltica a frio.

Conforme a Prefeitura de Assis, a única exigência foi não encobrir os trilhos, que devem ficar à mostra.

Nega e mostra desconhecer caso

Questionada sobre as medidas adotadas em Assis e Prudente, a Rumo diz que "são coisas diferentes" e nega que tenha a circulação de pessoas sobre os trilhos ou abertura de passagem no pátio ferroviário naquele caso.

"A circulação de pessoas sobre os trilhos é proibida em qualquer lugar. A empresa alerta sobre isto. Em relação às obras da cidade de Assis, não se tratavam de abertura de passagem em nível em pátio ferroviário. As obras eram paralelas à linha ferroviária, assim como o projeto da ciclovia em Presidente Prudente, que foi autorizado pela concessionária", insiste a Rumo.

Contudo, a reportagem esteve no local e constatou a livre passagem de pessoas pelos trilhos em todos os pontos do trecho autorizado.

Em relação ao prédio da antiga estação, ele foi revitalizado e serve agora como sede da Secretaria Municipal de Cultura de Assis e de um museu sobre a história da ferrovia na região.

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