Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Por preservação, sítio paleontológico deve ser tombado em Prudente

Da Redação

Em 16/05/2019 às 17:29

Novos itens recolhidos serão levados para análise em Marília

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Pesquisadores da Argentina, Estados Unidos e do Museu de Paleontologia de Marília retomaram as escavações no sítio paleontológico de Presidente Prudente, onde já foram encontrados fósseis de animais com cerca de 70 milhões de anos. Por conta da relevância dos achados, o prefeito Nelson Bugalho (PTB) anunciou que solicitará o tombamento da área.

Segundo ele, o município fará o cercamento e a proteção de todo o terreno para evitar qualquer tipo de depredação ao sítio. "Não podemos permitir que haja qualquer tipo de intervenção que prejudique os fragmentos históricos, por isso vamos adotar essas medidas de proteção", diz

"A intenção é que, no futuro, este lugar se torne um parque paleontológico permitindo visitações técnicas de estudantes e de toda a comunidade", comenta.

O terreno está localizado entre o Bairro São João e o Residencial Dahma III. Os trabalhos são desenvolvidos pelo pesquisador do Museu de Paleontologia de Marília, William Nava, há 15 anos na região de Prudente.

Somente daquele ponto, ele já extraiu mais de 2 mil fragmentos, muitos dos quais estão expostos no Museu de Paleontologia. “São esqueletos de aves do período Cretáceo, contemporâneos dos dinossauros, portanto de grande relevância científica”, pontua.

Segundo ele, os novos itens recolhidos serão levados para análise de sua equipe, em Marília. "Eles ajudarão a decifrar como eram essas aves, quais as suas características físicas e como desapareceram", finaliza.

Dinossauros

Prudente já foi destaque em pesquisas paleontológicas em 2013, quando foram encontrados fragmentos de uma nova espécie de dinossauros – o Brasilotitan nemophagus – numa escavação conduzida por Navas, conforme publicou o Portal.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.